Mitos e Verdades sobre Franchising

Mitos e Verdades sobre Franchising

O modelo de negócios em franchising é ideal e recomendado para os empreendedores que querem começar no mundo empresarial, mas não querem correr o risco de lançar um modelo de negócio ainda não testado. Inúmeras dúvidas surgem sobre sobre este setor e, consequentemente, mitos e verdades.

Neste sentido, Susana Martins – Sócia-administradora do GrupoConcept – cita verdades e mitos sobre este modelo de negócio e dá algumas dicas sobre como alcançar o sucesso ao abrir o seu franchising.

 1. Para gerir um Franchising, é preciso trabalhar pouco. MITO

O modelo de franchising possui uma operação diferente de um negócio próprio. O franchisado pode contar com uma rede que não necessita de ser operada diretamente por ele, e este fator pode trazer a ideia de que é preciso trabalhar menos. Contudo, este pensamento pode causar prejuízos tanto para o franchisado quanto para o franchisador, na medida em que com uma menor dedicação ao negócio abre-se um espaço perigoso para a concorrência no local da unidade.

2. O sucesso da sua unidade é garantido. MITO

Ter um franchising é uma excelente possibilidade para quem procura segurança e bom desempenho. No entanto, é preciso desconstruir o mito de que com este modelo de negócio o sucesso é garantido. Quando os franchisados acreditam realmente nisto, deixam de dedicar-se ao negócio como deveriam. Desta forma, por melhor ou mais promissor que seja o caminho, alcançar os resultados planeados torna-se inviável.

3. Abrir um Franchising é mais fácil para empreendedores iniciantes. VERDADE

Os franchisings são o modelo de negócio com mais sucesso, encerrando com menos frequência, já que a sua base tem um modelo pronto e possui um plano já validado. Sendo assim, há uma orientação muito mais adequada sobre como chegar a um bom desempenho, logo, a possibilidade de conseguir um desempenho otimizado é real, desde que sejam consideradas questões como fortalecimento da marca, preparação e planeamento.

4. Os Franchisings de sucesso são melhores para investir. VERDADE

Antes da decisão de abrir um franchising, o empreendedor deve verificar exaustivamente a viabilidade do negócio. Além do conhecimento sobre as condições de mercado, deve compreender questões como as possibilidades de lucro, o retorno do investimento e os benefícios da localização escolhida.
Quanto mais pormenores tiver sobre o negócio, maior será a segurança e garantia de sucesso. Por isso, os franchisings de sucesso são realmente as melhores opções de investimento, pois trazem um risco menor e satisfazem os interesses e necessidades de todos os envolvidos.

 5. O retorno do investimento é rápido e garantido. MITO

O prazo para o retorno do investimento deve ser avaliado com o estudo de viabilidade do franchising. Este retorno não pode ser estimado sem parâmetros e uma análise detalhada do fluxo de caixa previsto nas simulações.

6. Abrir um franchising é mais barato do que um negócio próprio. VERDADE

Ao iniciar um negócio do zero, além dos estudos de mercado e outras análises minuciosas, é também necessário avaliar o próprio risco do conceito ter sucesso, sendo esse risco muito maior do que o investimento numa rede sólida e já presente no mercado. O Franchisador tem à disposição uma equipa de especialistas dedicados a desenvolver o negócio, gerir a marca e a alcançar negociações estratégicas. Desta forma, o custo torna-se reduzido e ainda se acrescenta a segurança de investir num negócio estabelecido no mercado, com anos de know-how e uma estrutura de suporte em todas as áreas.

7. A localização da unidade conta muito para o sucesso do negócio. VERDADE

A escolha do local é fundamental para garantir o seu sucesso. Ter o seu estabelecimento próximo aos locais mais movimentados e que sejam frequentados pelo público-alvo, com o perfil do seu target, é uma forma de garantir lucro e sucesso.

8. Num franchising, a liberdade para criar é reduzida. VERDADE

O Master Franchising desenvolve uma estrutura padrão, com base nas experiências anteriores e no sucesso dos resultados, e o franchisado recebe a fórmula do sucesso pronta na mão. A partir desta base, o Franchisado tem a liberdade de dar o seu toque pessoal na sua unidade, desde que acordado previamente com o Master.