
Como a Liliana Campos prepara o Natal
Como a Liliana Campos prepara o Natal
Estamos a cada dia mais próximos do Natal e continuamos curiosos para saber como algumas caras conhecidas se estão a preparar para a data.
Desta vez, fomos perguntar à Liliana Campos, a embaixadora da BodyConcept, como estão os preparativos para a noite mágica de Natal.
Body Concept: Faz as compras de Natal com antecedência ou costuma deixar para a última? Como é que para si resulta melhor?
Liliana Campos: As minhas compras de Natal são sempre feitas com antecedência. Dificilmente deixo alguma para a última hora, porque aquela confusão que se vive, para mim é uma canseira, nem pensar em ir ao shopping ou a lojas nos dias que antecedem o dia de Natal. É tudo feito com tempo e pensado com a devida antecedência.
Body Concept: Utiliza os mesmos enfeites de Natal todos os anos ou gosta de renovar a decoração?
Liliana Campos: Utilizo praticamente os mesmos enfeites. Claro que todos os anos saem coisas novas, mas eu tenho uma aldeia de Natal e aproveito, sim, para a ir renovando, para fazer com que ela cresça, mas aproveito os saldos a seguir ao Natal. Então compro as peças que ficam mais bonitas na aldeia de Natal, já em saldos.
BC: Que ementa costuma preferir para a ceia de Natal? Muda todos os anos ou gosta de manter a tradição? E tem alguns cuidados especiais com a alimentação nesta altura do ano?
LC: A ementa mantém-se a mesma, são os pratos tradicionais do Natal, os doces tradicionais, embora eu não aprecie muito. Gosto mais de sobremesas e outro tipo de doces. Não, não tenho qualquer restrição. Acho que Natal é Natal, Natal é família, é estar sem qualquer tipo de preocupação. Um dos pratos que faz parte da minha ementa e que geralmente não faz parte das outras, é uma coisa mais típica do Norte, é o polvo. Adoro comer polvo e arroz de polvo, polvo frito, portanto prefiro o polvo ao bacalhau, embora o bacalhau esteja sempre presente, claro.
BC: E a mesa de Natal, é pensada de uma maneira especial?
LC: A mesa de Natal é pensada de uma forma especial. É um dia especial, temos coisas que só utilizamos mesmo na mesa de Natal, portanto, é pensada com todo o carinho, o centro é feito com todo o carinho, tudo é natalício, portanto é uma mesa de Natal bastante especial.
BC: Decora a casa sozinho/a ou costuma ser um programa em família?
LC: A árvore de Natal é feita em família, embora agora já não haja criancinhas, é feita em família. A verdade é que eu, depois delas se irem embora, vou refazer tudo, e as decorações do resto da casa sou eu que gosto de fazer, porque vou muito ao detalhe, gosto muito de ter as coisas a combinar umas com as outras e, portanto, faço uma decoração que tem muito a ver comigo e a árvore de Natal leva uma reviravolta porque geralmente a tendência dos miúdos é colocarem as bolas, as luzes e tudo no mesmo sítio e eu depois vou lá e, se for preciso, desmancho e volto a fazer para ficar tudo como deve de ser.
BC: Cumpre a regra de abrir os presentes à meia-noite?
LC: Sim, abrimos os presentes à meia-noite. Às vezes mais tarde, porque como reina a agitação e está tudo na conversa, ou está tudo a jogar, os miúdos estão com os teatrinhos e com as canções de Natal, muitas vezes já passou da meia-noite e ainda não deram conta e então os presentes são abertos mais tarde. Outra das tradições da minha família é a missa do Galo. Embora a missa do Galo seja mais cedo na zona onde resido e, portanto, não é exactamente à meia noite – à meia-noite já estamos em casa – vamos abrindo os presentes pela noite adentro.
BC: O seu Natal tem Pai Natal?
LC: O meu Natal tem Pai Natal. Eu acredito no Pai Natal, gosto de continuar a dizer que acredito no Pai Natal, mas para além disso tenho uma tia minha que se veste de Pai Natal, que toca à porta, que deixa presentes para os mais pequenos, em que eles ainda a apanham a fugir, portanto a magia do Pai Natal continua a existir na noite de Natal. E é sempre muito engraçado, porque eles ficam desconfiados, mas depois ainda acreditam e reina essa dúvida e essa dúvida faz com que a noite fique ainda mais mágica.
E então? Gostou de saber como a Liliana Campos prepara o Natal?