Como o Cláudio Ramos prepara o Natal

Como o Cláudio Ramos prepara o Natal

Como o Cláudio Ramos prepara o Natal

 

O Natal aproxima-se e é hora de pensar nos preparativos para esta festa especial.

Desde a decoração até ao presente daquela tia distante, são tantos pormenores que exigem uma organização para que nada fique esquecido.

Como cada um tem a sua própria maneira de se organizar, fomos perguntar ao apresentador Cláudio Ramos como ele prepara o seu Natal.

 

Body Concept: Faz as compras de Natal com antecedência ou costuma deixar para a última? Como é que para si resulta melhor?

Cláudio Ramos: Não sou de comprar muitos presentes de Natal mas os que compro faço-o com antecedência. Não gosto de confusão embora ache muita graça à  azáfama da quadra.

 

Body Concept: Utiliza os mesmos enfeites de Natal todos os anos ou gosta de renovar a decoração?

Cláudio Ramos: Ainda ontem falei sobre isso com a minha irmã. A  nossa árvore de Natal ‘mãe’ que é a mais importante, tem a mesma decoração desde que a Leonor nasceu, ou seja há 14 anos. Sou muito poupado, e no limite podemos acrescentar coisas novas, mas o objetivo é reciclar. Acho que assim passamos aos mais novos a mensagem da importância que as coisas têm.

 

BC: Que ementa costuma preferir para a ceia de Natal? Muda todos os anos ou gosta de manter a tradição? E tem alguns cuidados especiais com a alimentação nesta altura do ano?

CR: Como tudo e de tudo. Eu faço um esforço imenso para ter cuidado com a alimentação o ano todo para nestas alturas poder exagerar um pouco. A ementa fica a cargo da minha mãe e das minhas irmãs, mas nós somos muito tradicionais no que toca a isso.

 

BC: E a mesa de Natal, é pensada de uma maneira especial?

CR: Sim, somos muito de viver o Natal no seu pleno. Começamos com a mesa posta a 24 e só a “desbancamos” a 6 de Janeiro. Mas a verdade é que a casa está decorada desde o dia 8 de Dezembro.

 

BC: Decora a casa sozinho/a ou costuma ser um programa em família?

CR: Sempre com a ajuda da minha filha, das minha sobrinhas e da minha irmã. Elas têm mais vontade e jeito que eu para essas coisas 🙂 E sim, é sempre um programa em família.

 

BC: Cumpre a regra de abrir os presentes à meia-noite?

CR: Sempre! Só depois da missa do Galo. Foi sempre assim.

 

BC: O seu Natal tem Pai Natal?

CR: Sim senhora. Gosto do mundo da fantasia!

 

BC:  Como é que a sua filha participa na preparação do Natal?

CR: Em tudo. É parte integrante da festa. Só faz sentido o Natal com eles.

E o seu Natal? Costuma organizá-lo de maneira diferente? Brevemente poderá descobrir como outras caras conhecidas preparam o seu Natal!