A importância do Marketing no Franchising

A importância do Marketing no Franchising

Empreender e fazer a gestão de uma franchising de sucesso exige muita dedicação. Todas as áreas precisam traçar estratégias bem delineadas e comunicar-se bem. Comercial, operacional, marketing, todas oferecem as ferramentas necessárias para que os franchisados obtenham resultados e tenham sucesso. O marketing é importante em qualquer setor de negócios, mas quando referimo-nos ao franchising, o marketing é essencial.

Neste sentido, Sandra Domingues – Diretora de Marketing do GrupoConcept em Portugal – explica qual a importância do papel do marketing no sucesso do franchising e dá algumas dicas sobre como alcançar o sucesso.


1. Em que sentido acha que o marketing é importante na padronização da identidade da marca?

Numa rede de franchising o marketing tem um papel crucial na uniformização da imagem da marca.

A padronização da comunicação em todas as unidades da marca é o suporte que garante que os clientes reconheçam a marca como um todo, associando esta standardização a processos e regras que garantem qualidade no serviço, mais facilmente assegurada quando existe uma estrutura profissional e organizada, no background da marca.

Quando uma rede de franchising, independentemente do número de unidades, se apresenta coesa com uma estratégia de marketing bem estruturada, permite um reconhecimento imediato por parte do mercado, criando uma associação direta entre cada unidade de franchisada e a marca que esta representa.

2. Quais são as dificuldades em assegurar um marketing de excelência numa marca de Franchising?

Comunicar uma mensagem que pareça coesa, com a intervenção de um grande número de interlocutores muito diferentes é sempre um desafio.  Para assegurar a excelência da estratégia de marketing e da qualidade do serviço, é essencial que franchisador e franchisados, partilhem e respeitem a mensagem e diretrizes de comunicação da marca.

O marketing deve ajudar os franchisados a chegar até aos clientes finais, independentemente do mercado, e os franchisados devem garantir que representam de forma fidedigna os valores e estratégias da marca.

O mais importante é todos perceberem a marca que representam e o seu ADN, partilhando objetivos comuns e assegurando sempre a coerência na qualidade do serviço e da comunicação. Esta é a maior garantia para alcançar resultados de sucesso!

3. Qual é o principal foco para assegurar uma comunicação eficiente entre franchisador e franchisado?

Os canais de comunicação criados entre franchisador e franchisado, são a maior garantia de eficiência na relação entre ambas as partes. Para isso o franchisador deve definir canais, regras e parâmetros que assegurem a comunicação em tempo real, e que permitam criar uma maior proximidade, chegando mais facilmente a cada unidade que o representa.

Estabelecidos os canais adequados, é importante que todos os intervenientes no processo percecionem de forma clara, quais os objetivos por trás de cada ação ou campanha, e quais as mais-valias para as unidades franchisadas e a marca.

Partindo desta base comum, a eficiência na comunicação está assegurada permitindo a cada franchisado representar a marca de uma forma homogeneizada.

4. Qual é a melhor maneira de manter o equilíbrio entre a identidade padrão da marca (franchisador) e as particularidades do marketing local (franchisado)?

Mais que uma questão de equilíbrio, a relação entre a identidade padrão da marca e o marketing local é de complementaridade.

As estratégias de marketing definidas pelo franchisador devem ser sempre pensadas para assegurar a sua eficácia em qualquer mercado local.  A dimensão do mercado português permite definir da perspetiva do marketing estratégico e operacional, ações e campanhas cujos resultados podem ser assegurados independentemente da localização de cada unidade.

A primeira garantia de sucesso de cada franchisado é a correta aplicação dos padrões pensados e definidos pela marca, que tem de ser desenvolvidos tendo em vista a sua aplicação prática e funcional em todas as unidades da rede.

De modo complementar, o franchisado deve a nível local procurar oportunidades de marketing, recorrendo a meios e ferramentas de comunicação eficazes, que respeitem os padrões e objetivos da marca, e que permitam melhorar localmente a sua notoriedade. A equipa de cada unidade deve a primeira destas “ferramentas” estando intrinsecamente envolvida nos valores e objetivos da marca, e tornando-se embaixador local da unidade representa.

5. Quais são as recomendações para que cada franchisado promova um marketing de sucesso?

Como referido anteriormente é essencial que os franchisados compreendam e apliquem as estratégias de marketing definidas centralmente e repliquem localmente as mesmas.

Uma escolha estratégica dos meios locais, uma gestão atenta e eficaz dos perfis de redes sociais, a procura constante por novas e melhores formas de comunicação local, uma gestão eficiente das parcerias locais e por último, mas não menos importante, a seleção de uma equipa que compreenda e acredite na marca, disponibilizam todas as ferramentas para a criação de uma estratégia de marketing local de sucesso, garantido consequentemente o sucesso de cada unidade franchisada.