Entrevista a Liliana Campos – Especial Dia da Mulher

Entrevista a Liliana Campos – Especial Dia da Mulher

É apresentadora de televisão, já trabalhou como modelo e tem 46 anos. Num ano, atingiu mais de 40 mil seguidores no instagram. Figura incontornável do panorama televisivo português e considerada uma das mulheres mais bonitas da sua geração, Liliana Campos será pelo segundo ano consecutivo embaixadora da marca BodyConcept.

No dia que é mundialmente celebrado como o dia da mulher fomos falar com a nossa embaixadora sobre a sua posição relativamente à condição feminina na sociedade em pleno 2018.

 

Hoje assinala-se o Dia Internacional da Mulher. Quais são as mulheres que mais admira na esfera privada?

L.C. – A minha Mãe foi e continua a ser a mulher mais marcante da minha Vida. Tudo o que me ensinou ficou para sempre. Recordo todos os seus conselhos, dicas, críticas construtivas e continuam a ajudar-me no meu dia a dia! Como Mulher era a mais terna, a mais doce, a mais querida de todas e com uma preocupação enorme com quem a rodeava. Uma senhora muito elegante, culta, vaidosa, extremamente feminina e acima de tudo Mãe . Ao contrário daquilo que eu acho que deve ser, abdicou muitas vezes de ser Mulher em prol de ser Mãe.

 

Na esfera pública existe alguma figura feminina que admire na sua essência e que se destaque pelas causas que defende?

L.C. – Existem várias! A mais comum que todos os dias se divide em Mulher, Mãe ,Dona de Casa, Profissional, Filha, Amiga, Companheira. Vivemos rodeadas de super-Mulheres.

Depois há aquelas que abdicam de tudo para ajudarem as que mais precisam, as voluntárias que estão no campo de batalha, seja ele qual for, para apoiarem quem mais precisa.

Admiro imenso essas Mulheres altruístas que deixam tudo em prol dos outros.

 

Em que área da sociedade considera que existem mais discrepâncias quanto à igualdade de género?

L.C. – Infelizmente existem discrepâncias em todas as áreas. Se no Ocidente , com excepção dos países nórdicos , lutamos por reconhecimento e igualdade de salários e de cargos de chefia e administração, já para não falar em cargos políticos, há lugares no Mundo em que as mulheres lutam para serem reconhecidas como Mulheres e em muitos outros locais como Ser Humano. Há culturas que tratam melhor os animais do que as suas Mulheres, e enquanto assim for , há muito para fazer.

Deixem-me só lembrar que às portas de Lisboa acontece o crime de mutilação genital feminina, por isso nenhum de nós (e não digo nenhuma, digo nenhum porque acredito que as batalhas que ainda têm que ser travadas e a evolução que tem ser feita é em conjunto com o sexo masculino) pode ficar indiferente.

 

De que forma uma mulher com o estatuto de figura pública pode intervir no se sentido de minimizar as desigualdades?

L.C. – Penso que sempre que solicitada e se existir realmente uma identificação com a causa deve fazer o que estiver ao seu alcance para chamar a atenção do público em geral , porque o impacto junto deste é sempre maior. Mas tem que acreditar verdadeiramente no que está a defender, porque se assim não for, o público alvo da mensagem percebe de imediato essa falta identificação .

 

Quais são as maiores lutas que a mulher ainda trava em pleno 2018?

L.C. – Como já disse são várias e depende muito da cultura em que está inserida. Infelizmente ainda há muito para fazer.

 

Alguma vez sentiu na pele obstáculos no progresso profissional por ser mulher?

L.C. – Graças a Deus, não! Por ser Mulher nunca senti.

 

Considera que no nosso país existe o estigma de associar as preocupações com a beleza à futilidade?

L.C. – Em muitos casos, claro que sim. São ideias pré-concebidas, sem qualquer fundamento, mas existem. Parece que uma mulher que se preocupa com a sua beleza não tem tempo para pensar em outras coisas ditas mais importantes, o que não corresponde de todo ao que acontece já há muito tempo. Uma Mulher deve pensar em si , em mimar-se, em aumentar a sua auto-estima para se sentir bem e dessa forma todas as outras áreas da sua vida correram bem melhor. Não tenho qualquer dúvida em relação a isso.

 

Como é a mulher Liliana Campos?

L.C. – É uma Mulher que trabalha muito, mas  adora o que faz e precisa deste ritmo alucinante para se sentir realizada. É uma mulher vaidosa que gosta de cuidar de si, embora às vezes seja um bocado preguiçosa no que a isso diz respeito. É uma Mulher que se preocupa com quem a rodeia e quer ver as pessoas felizes. Acredita muito na lei do retorno e tenta a cada dia que passa ser uma pessoa melhor , para ela e para os outros. É uma Mulher que adora viajar, namorar e ser namorada, de mimar e que a mimem . É uma leoa a defender aqueles que Ama! É uma Mulher com muitos Sonhos por realizar!!!

 

Qual a sua mensagem para as Mulheres BodyConcept que nos estão a ler?

L.C. – Acreditar! Acreditar que tudo é possível! É possível mudar, é possível evoluir, é possível chegar lá!! É duro, dá trabalho, às vezes parece mais fácil desistir… Mas se acreditarmos que chegamos lá, é meio caminho andado. Acreditar sempre! E agradecer o que vamos conquistando. Agradecer muito!