Conheça os segredos do sucesso BodyConcept

Conheça os segredos do sucesso BodyConcept

Alexandre Lourenço, administrador do GrupoConcept, em entrevista

 

Criado pelos sócios Alexandre Lourenço, Sandra Castanheira e Susana Martins e detentor da maior rede de franchising na área da estética saúde e bem-estar, o GrupoConcept, que gere as marcas BodyConcept e DepilConcept, apresenta-se como o maior especialista nas áreas de tratamentos de beleza e serviços de depilação permanente em Portugal.

A finalizar mais um ano de sucesso, entrevistámos um dos administradores do Grupo, Alexandre Lourenço, que nos conta como começou este projeto e quais os planos para o futuro.

 

A BodyConcept nasceu há doze anos e passados dois anos lançam a DepilConcept, dando assim início ao GrupoConcept. Como surgiu esta ideia?

 

Alexandre Lourenço: A ideia do projeto começou quando encontrei por acaso a Susana Martins numa reunião, seis anos após termos terminado a faculdade, onde fomos colegas. Logo aproveitámos para marcar um jantar, no qual as nossas veias empreendedoras foram tema de conversa. E aí acordámos arrancar um projecto comum, dentro da área da saúde e bem estar, área de negócio na qual já tínhamos efectuado um projeto na universidade. Constatámos que esta área seria a ideal pois existia uma forte lacuna no mercado no que diz respeito a tratamentos de qualidade a preços justos. A Susana Martins também conhecia uma pessoa com quem tinha trabalhado em Portugal e no Brasil, com fortes competências operacionais, que veio a juntar-se ao projecto logo de seguida: a Sandra Castanheira. Assim, após 9 meses de projeto, em 2005 arrancámos com a primeira unidade  e até ao final desse ano já tínhamos 7 unidades espalhadas pelo país.

 

Como se têm desenvolvido as duas marcas ao longo dos últimos anos ?

 

A.L : A BodyConcept começou a sua expansão em 2005 com um forte ritmo de crescimento. Ao longo dos anos foi ultrapassando os concorrentes existentes até, em 2010, ter-se tornado líder de mercado em Portugal. Em 2007 verificámos que a depilação tinha potencial para autonomizar-se enquanto negócio e criámos a DepilConcept, marca que hoje é líder de mercado em Portugal e também na Polónia, pois entretanto decidimos apostar na internacionalização, com presença atual no Brasil, Cabo Verde, Portugal e Polónia.

  

 

Qual a missão do GrupoConcept e quais os valores preconizados?

 

A.L : A nossa missão está escrita e faz parte do nosso recente manual de acolhimento, para que todos os colaboradores do grupo saibam o que está na nossa base. A missão do GrupoConcept é contribuir para o sucesso individual de todos aqueles para quem o conhecimento e domínio na área da estética são importantes na sua realização pessoal. Promovemos um ambiente acolhedor, divertido, motivador, no horário adequado a cada cliente, conseguindo que através dos nossos serviços, campanhas e promoções, a estética esteja ao alcance de todos.

Quanto aos valores, sendo do nosso entendimento que a estética é um setor cujos serviços devem ser acessíveis à maioria da população, a qualidade é um valor cultural e responsabilidade individual de todos os colaboradores – todos devemos estar comprometidos com a melhoria contínua e a focalização no cliente, indissociável da prestação de um serviço de excelência. Os principais valores inerentes à nossa organização são: credibilidade, confiança, inovação e qualidade.

 

Quais os principais produtos/serviços que disponibilizam em ambas as marcas e o que consideram que vos distingue da concorrência?

 

A.L : Os serviços da DepilConcept relacionam-se com a depilação, seja qual for a técnica utilizada: cera, luz pulsada ou díodo. Esta oferta abrangente mas especializada em depilação marca a diferença perante a concorrência. Já no caso da BodyConcept diferencia-se não só por ter a maior oferta de serviços de estética do mercado mas também por ter o único sistema de usufruto de serviços de estética por contrapartida de uma taxa fixa mensal – o Ginásio da Estética.

 

A BodyConcept apresenta-se como a maior marca de clínicas de estética em Portugal, cujo objetivo é chegar ao maior número de pessoas de forma democrática. Até onde o conceito pode evoluir?

 

A.L : O nosso limite será alcançar todo o país, não havendo população que não tenha acesso facilitado aos nossos serviços. Mas, este processo e objetivo é partilhado entre nós e a nossa rede, maioritariamente franchisada, sendo que por isso é tão importante a nossa expansão em regime de franchising.

 

Ambas as marcas do GrupoConcept funcionam em regime de Franchising e são cada vez mais as pessoas que vos procuram para expandir o vosso modelo de negócio. Que conselhos dariam a quem pretende adquirir uma Clínica BodyConcept e/ou DepilConcept?

 

A.L : Antes de mais, está com certeza a optar pela marca de franchising de estética que atualmente tem o melhor suporte à rede, quer seja antes, durante ou depois do processo de abertura. E isso nota-se nos procedimentos existentes e na facilidade com que as coisas acontecem nas unidades nossas franchisadas. Assim, recomendaria não só que analisasse bem o negócio, mas principalmente que definisse bem os objetivos, e que seja ambicioso pois nós gostamos de ver os nossos franchisados crescer e ter rentabilidade.

 

Acabaram de lançar uma nova linha de produtos de estética, a Concept + e estão em processo de Rebranding da DepilConcept.  O GrupoConcept irá ficar por aqui ou, pelo contrário, tem algumas surpresas preparadas para os que vos procuram?

 

A.L : Eu acho que, por definição, as surpresas não se contam… Mas também acho que as melhores surpresas são as inesperadas, tal como o rebranding da DepilConcept. Por cultura de empresa, nós gostamos de estar em constante devir

 

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