
5 dicas para uma barriga lisa
Na estação mais quente do ano, intensificam-se as preocupações com partes do corpo que noutras épocas não andam a descoberto. A barriga é uma das zonas com que normalmente não nos preocupamos, até chegar o verão e a vontade de optar por roupas mais justas ou curtas e mesmo por alguns modelos de fato de banho mais arrojados.
Há 5 dicas que deve seguir para conseguir uma barriga lisa:
- Optar por uma dieta saudável e equilibrada durante todo o ano
Uma dieta saudável e equilibrada, rica em frutas, vegetais, glícidos complexos e proteína magra é uma ótima maneira de minimizar a gordura abdominal. Ao comer alimentos mais saudáveis e porções menores, é provável que consuma menos calorias e, portanto, perca peso. Uma dieta saudável deve ser baixa em gorduras saturadas, como aquelas encontradas em produtos de origem animal, e apresentar gorduras insaturadas (azeite, abacate, óleo de coco) mais saudáveis para obter benefícios máximos para a saúde.
- Consumir fibra nas quantidades recomendadas
A falta de fibra na dieta pode levar a obstipação e inchaço. As mulheres devem procurar incluir pelo menos 25 gramas de fibra diariamente e homens 38 gramas. Boas fontes de fibra incluem grãos integrais, frutas e legumes, leguminosas, frutos secos e sementes. Estes tipos de alimentos também o enchem mais e saciam por mais tempo, o que significa que é provável que coma menos.
Ao aumentar a sua ingestão de fibras, é essencial fazê-lo gradualmente para evitar desconforto abdominal. Também deve beber muita água e fazer exercício para manter o intestino saudável e funcionante.
- Aumentar o consumo de água
Essencial se está a aumentar a fibra na dieta. A falta de água pode resultar numa obstipação que por sua vez leva ao inchaço. Não há como negar a importância de estar bem hidratado, pois a desidratação pode levar a inúmeros problemas no organismo.
- Introduzir alimentos anti-inchaço na sua dieta
Embora as evidências nesta área sejam limitadas, há alguns estudos que sugerem que alimentos como chá de hortelã-pimenta, gengibre, abacaxi, cevada, iogurtes podem ajudar a reduzir o inchaço. Certamente, não há mal nenhum em testar estes alimentos, pois são saudáveis e mal não fazem.
- Ingerir as calorias suficientes
Tem sido sugerido que dietas de muito baixas calorias para perda de peso rápida podem, de fato, ter o efeito oposto quando se trata de gordura abdominal. Se o corpo não estiver a receber calorias suficientes para funcionar adequadamente, vai entrar em “modo de fome” e armazenará o máximo de energia possível sob a forma de gordura. Isto ocorre porque ele não tem certeza de quando e se receberá combustível novamente. Nesta situação a gordura é frequentemente armazenada na região abdominal, e é por isso que uma pessoa pode ser muito magra e ainda ter barriga.