Após o parto, é dado início ao período do puerpério, o período das transformações. Depois do bebé nascer, é comum o seu corpo passar por uma série de alterações hormonais e físicas, o que pode dificultar o regresso ao seu estado anterior.
As alterações corporais ao longo do puerpério ocorrem seis semanas após o parto, ou seja, levam cerca de quarenta dias a manifestar-se, o que justifica o facto de este período ser igualmente denominado “quarentena”.
O puerpério caracteriza-se por uma evidente perda do peso corporal, perda essa que varia de mulher para mulher e tem em conta, além de outros fatores, o aumento de peso verificado durante o período da gravidez.
Essa perda deve-se em primeiro lugar, ao próprio esvaziamento do útero, da placenta, membranas adjacentes e líquido amniótico e que em conjunto representam em média cerca de 5 kg. Para além disso, a diminuição do peso do corpo é igualmente proporcionada pela progressiva eliminação dos líquidos que se iam acumulando no organismo durante a gravidez, os quais supõem, em média, outros 4 kg, sendo perdidos lentamente ao longo das seis semanas que correspondem ao puerpério.