Com a entrada em 2019, Alexandre Lourenço, Sandra Castanheira e Susana Martins, administradores do GrupoConcept – grupo que gere as duas maiores marcas de saúde e bem-estar em Portugal – a BodyConcept e a DepilConcept – respondem sobre quais são os objetivos do grupo para 2019, assim como a previsão de expansão durante este anos.
Que balanço fazem dos 13 anos do GrupoConcept?
Obviamente, não somos supersticiosos com o número 13! Foi um ano fantástico em termos de crescimento interno da equipa de gestão das marcas, de crescimento do número de franchisados, nacional e internacionalmente, e também de crescimento no número de clientes que usufruíram dos nossos serviços. Acho que podemos afirmar que o nº 13 é um número da sorte!
Quais os principais marcos da história do GrupoConcept que merecem ser destacados?
Além das datas de fundação das marcas BodyConcept e DepilConcept, gostaríamos de salientar o ano em que passámos a ser líderes de mercado (2010) e o ano de abertura da nossa primeira unidade no exterior – Polónia (2012).
Foi também bastante significativo para nós, vencermos os prémios do IEFP de “Melhor apoio à rede”, que nos vieram mostram que estamos no caminho certo na estratégia que usamos na orientação dos nossos franchisados.
A conquista do Prémio Escolha do Consumidor pela primeira vez em 2018 e também agora em 2019, pela marca BodyConcept, também marcou o nosso percurso.
Em 2019, o GrupoConcept celebra 14 anos. Após estes anos, quais as evoluções mais significativas no setor em que se insere?
Definitivamente a evolução mais significativa prende-se com a profissionalização do sector. Se em 2005 os clientes do mercado da estética estavam habituados a serviços não profissionais prestados em cabeleireiros, em casas particulares ou em estabelecimentos independentes com pouca oferta de serviços, em 2019 a prestação de serviços de estética por redes é comum, profissionalizando o sector e desenvolvendo uma concorrência saudável.
Em particular no caso da BodyConcept, não podemos deixar de apontar o caminho que foi definido a partir de 2016 para a Marca e que visa o acompanhamento da cliente com um ponto de vista na sua saúde como um todo e não apenas da estética inteiramente ligada ao corpo. Desenvolvemos por isso, um grande enfoque na Nutrição e na atividade física através de duas parcerias com dois dos maiores grupos de cada área: A Farmodiética e a rede de ginásios Fitness Hut.
A par desta perspetiva global do acompanhamento à cliente que nos preocupa, fizemos também a introdução da Linha exclusiva de Produtos Concept+ que pretende colaborar na obtenção dos melhores resultados de forma saudável, pois a mesma é constituída por produtos maioritariamente oriundos de cultura Biológica, sem parabenos e sem silicone, sendo que nenhum produto é testado em animais.
Para o ano de 2019, quais são os objetivos primordiais para GrupoConcept?
Numa palavra apenas: Crescimento!
Acreditamos que ainda existe bastante margem de crescimento no mercado.
Queremos abrir mais clínicas das nossas marcas, aumentar a faturação dos nossos franchisados e satisfazer mais clientes, tanto a nível nacional como internacional.
O GrupoConcept conta atualmente com 43 clínicas DepilConcept com previsão de abertura de mais 2 clínicas e 44 clínicas BodyConcept com previsão de abertura de mais 3 clínicas. Preveem ampliar ainda mais a rede de clínicas?
No seguimento do anteriormente referido, em relação ao objetivo de crescimento, pretendemos chegar ao final de 2019 com um crescimento unitário próximo dos 2 dígitos.
O GrupoConcept também cresce fora de Portugal. Para 2019, qual a previsão de expansão?
Internacionalmente, estamos com mais de 50 unidades na Polónia e agora estamos em processo de abertura em Belgrado (Sérvia). Queremos catalisar este bom desempenho no mercado Polaco para aumentar a nossa presença nos países da Europa de Leste.
Assim, já em 2019 celebrámos um protocolo estratégico com a Profit Systems PLC para desenvolvimento e procura ativa de possibilidades de negócio em outros mercados da Europa de Leste, como Ucrânia, Letónia, Eslováquia, Croácia, Roménia, entre outros.
Incluindo a presença internacional, temos mais de 150 clínicas das nossas marcas em 3 continentes. Em 2 anos esperamos ultrapassar as 200 clínicas das nossas marcas 100% Portuguesas.