Mesmo em pandemia, no primeiro semestre de 2021, as redes BodyConcept e DepilConcept, líderes de mercado nas suas áreas de atuação, apresentaram um excelente crescimento médio de faturação, face ao primeiro semestre de 2020, demonstrando serem marcas à prova de crise, crescendo de um modo notável e dando rentabilidade aos seus franchisados mesmo em ambiente económico desafiador.
Em entrevista, o Administrador Executivo Alexandre Lourenço revela que este crescimento ocorreu devido a segurança não apenas dos franchisados atuais mas também aos potenciais candidatos, obviamente preocupados com a rentabilidade do seu investimento.
O GrupoConcept nasceu em 2005 com o objetivo de revolucionar o mercado nacional com o conceito serviços profissionais de estética, acessíveis e de qualidade, com recurso a tecnologia. Depois da primeira clínica aberta em 2006, o negócio não parou de crescer. O reforço da rede nacional é reflexo do aumento do número de clientes das insígnias do grupo, que se situa em mais 500 mil pessoas. O aumento do número de unidades reflete-se no crescimento do número de colaboradores, que em Portugal são já mais de 300.
Mas o Grupo cresce também graças à internacionalização. Atualmente, conta com mais de 175 Clínicas em todo o mundo, que empregam cerca de 630 pessoas.
As duas marcas portuguesas estão presentes em países como Brasil, Polónia, Sérvia e Cabo Verde, e com contratos de expansão internacional para a Irlanda, Eslováquia e República Checa, o que permitirá ultrapassar as 200 de clínicas num futuro próximo.
Como é que o GrupoConcept conseguiu abrir Clínicas em plena pandemia?
Apesar de termos fechado as nossas Clinicas por duas vezes durante o período da pandemia, os resultados das mesmas foram excelentes e cresceram muito, o que deu segurança não apenas aos nossos franchisados atuais mas também aos potenciais candidatos, obviamente preocupados com a rentabilidade do seu investimento.
Adicionalmente, o acesso à informação é cada mais fácil e os candidatos a franchisados já nos conhecem muito bem quando pedem informações de franchising.
E não podemos esquecer que os melhores investimentos são efetuados em períodos de crise. E sendo esta uma crise pandémica, portanto expetavelmente de curta duração, ainda torna este período mais atrativo para investir.
Assim, em resumo, creio que o nosso sucesso na abertura de novas unidades é fruto de 3 fatores: a expetativa de curta duração da crise, a facilidade de acesso à informação e a robustez dos nossos conceitos demonstrados na crise.
Quais os objetivos para o futuro próximo?
Os nosso objetivos gerais são sempre muito claros:
- Prestar o melhor serviço aos nossos clientes finais / consumidores.
- Levar os nossos serviços ao maior número de clientes possíveis, através da abertura de mais unidades nos vários pontos do país
Ou seja, queremos manter a liderança do mercado em Portugal, abrindo mais unidades e prestando melhor serviço.
Quem são os franchisados do GrupoConcept?
Não existe um perfil especifico de franchisados BodyConcept ou DepilConcept.
Temos franchisados do sexo masculino, temos franchisadas do sexo feminino, temos franchisados casais, temos franchisados que são um grupo de amigos,…
Temos franchisados que criaram o negócio para seu próprio emprego mas também temos franchisados que são apenas investidores, mantendo outras atividades profissionais.
Temos franchisados portugueses e temos franchisados de outras nacionalidades que apostaram em Portugal.
Temos franchisados com experiencias profissionais anteriores diversas (empregados de escritório, empregados de comércio, advogados, engenheiros, gestores, consultores, bancários, médicos, empresários,…) e temos franchisados sem experiência profissional prévia.
Porém, creio que todos têm em comum o gosto pela área e a vontade de ter um negócio rentável.
O que distingue o conceito das clínicas de outras existentes?
Existem algumas características que são transversais às nossas duas marcas:
Ao nível do cliente final, realço a qualidade do serviço e o focus no atendimento.
Ao nível do franchisado, a estratégia e ações de marketing constantes e planeadas, que facilitam o trabalho comercial das unidades, e o apoio constante, permanente e dedicado de uma equipa por parte do franchisador, são elementos fundamentais que não existem em nenhuma outra rede no mercado.
Quanto a cada uma das marcas per si, a BodyConcept tem o conceito único do Esthetical Gym, comprovado por mais de 15 anos no mercado, e que continua a ser único a nível mundial. Além dessa diferenciação única, tem ainda a maior quantidade de serviços de estética do mercado disponibilizados no mesmo local.
Já a DepilConcept é a única marca no mercado que disponibiliza no mesmo espaço todas as possibilidades e técnicas de depilação: cera, IPL e laser, e que oferece um serviço especializado, ou seja, só prestamos serviços de depilação, sendo que as nossas técnicas têm um conhecimento excelente por serem especializadas.
Como foi a performance de faturação das clínicas BodyConcept e DepilConcept durante o ano de 2020 e primeiro semestre 2021?
A pandemia obrigou-nos a encerrar a atividade durante a época alta da estética.
Assim que a faturação da rede BodyConcept 2020 não foi muito diferente do ano de 2019.
Mas no primeiro semestre de 2021, e não obstante o novo encerramento das nossas clinicas, não fomos apanhados de surpresa e realizámos um trabalho de marketing e comercial fantástico.
Assim, a rede BodyConcept apresentou um crescimento de mais de 40% face ao mesmo período de 2020, sendo que alguns dos meses de 2021 foram marcados pelos melhores meses de faturação de sempre.
Quanto à rede DepilConcept, mesmo perante as dificuldades pandémicas, a rede recuperou a sua faturação, terminando o ano de 2020 a crescer cerca de 13% face a 2019.
Já no primeiro semestre de 2021 os nossos franchisados também apresentaram um excelente crescimento médio de faturação, estando acima dos 40% de crescimento face ao primeiro semestre de 2020.
Em jeito de conclusão, tanto a rede DepilConcept como a rede BodyConcept estiveram muito fortes durante a pandemia, demonstrando serem marcas à prova de crise, crescendo de um modo notável e dando rentabilidade aos seus franchisados mesmo em ambiente económico desafiador.
Os franchisados BodyConcept e DepilConcept cresceram durante a pandemia e as marcas cresceram durante a crise, sendo que a marca DepilConcept assinou contratos de expansão internacional para a Irlanda, Eslováquia e República Checa em 2020.
Mais 3 mercados onde a marca 100% portuguesa irá abrir unidades brevemente.