O GrupoConcept gere as marcas com as maiores redes de franchising na área da estética, saúde e bem-estar em Portugal – BodyConcept e DepilConcept. Enquanto Franchisador o grupo dispõe de vários departamentos cuja função é o apoio às clinicas da rede e uma das suas principais preocupações é apoiar os franchisados na gestão e motivação das equipas nas clínicas.
Para o GrupoConcept, é essencial manter motivadas as equipas das 48 clínicas BodyConcept e 44 clínicas DepilConcept espalhadas por todo o país. Esta função fica a cargo do Departamento Operacional que mantém um contacto direto e diário com as equipas, focando-se em grande parte no fator motivação, como componente essencial para o sucesso das clínicas e o alcance dos objetivos.
Neste sentido, Cláudia Oliveira – Diretora Operacional do grupo – explica qual a importância da motivação de equipas e dá alguns conselhos sobre como assegurar uma equipa forte e motivada.
Em que sentido acha que a motivação é importante no ambiente de uma empresa que funciona em sistema de franchising?
A motivação é sempre importante, mas numa rede de franchising o mais importante é saber ouvir e compreender os outros. Saber responder com assertividade, conhecimento e adaptar o discurso a cada pessoa, desta forma vamos ter pessoas motivadas e que vão fazer acontecer.
E face a esta especificidade quais as dificuldades em assegurar equipas motivadas?
Conseguir adaptar o discurso a 44 clinicas é o maior desafio, por isso faço reuniões semanais com a minha equipa onde analisamos as dificuldades de cada clinica e qual o plano de ação a adotar em cada uma delas. Na realidade, acompanho as dificuldades que a equipa tem e orientando o caminho que têm que seguir.
No contato constante com as clínicas qual é o principal foco tratado para assegurar a motivação?
É sem dúvida o acompanhamento constante que fazemos diariamente às equipas.
Que esforço são desenvolvidos pelo franchisador para assegurar a motivação da rede?
Fazemos telefonemas semanais e às vezes diários, reuniões bimestrais e trimestrais com vários temas desenvolvidos pela equipa operacional que tem como objetivo motivar as clínicas. Ter também vários departamentos disponíveis para responder às dúvidas e questões relacionadas com a gestão da clinica, é um fator que influencia na motivação das clínicas, pois sabem que não estão sozinhas, que têm alguém que trabalha “lado a lado” diariamente.
Considera que num ambiente organizacional, motivar é sinónimo de inovar continuamente?
Acho que é precisamente o contrário. (Risos) Inovar é motivar as pessoas a fazer mais e melhor. É mostrarmos às pessoas que não estamos parados e que o objetivo é fazer acontecer.
Se tivesse que dar um conselho aos gestores de equipas sobre motivação de equipas, qual seria?
Agora teria aqui vários exemplos para dar, mas os que considero mais importantes são:
a) “Olhe para cada elemento da sua equipa de forma diferente, pois as pessoas não são todas iguais e têm “Skills” diferentes.
b) Alinhe a sua equipa à visão e missão da empresa, vai ser muito mais fácil de as motivar”.