Hoje falamos-lhe de mais um alimento que todas conhecemos, mas que tem alguns segredos que valem a pena ser descobertos: o coco!
Trata-se de um fruto seco, classificado como uma drupa. Isto quer dizer que não é um fruto seco como uma noz ou uma amêndoa, mas sim um fruto carnoso apenas com uma semente, tal como o pêssego.
Um segredo escondido no nome!

Cara de coco (literalmente)
Tratando-se de um fruto normalmente associado a climas tropicais e latitudes distantes, este não é um fruto que normalmente associaríamos a Portugal. no entanto, o coco esconde um segredo à vista de todos: o seu nome!
O nome coco foi dado a este fruto pelos Portugueses, durante a época dos descobrimentos, nas viagens ao sul da Índia. Visto de um certo ângulo, este fruto assemelhava-se à face de um coco – um monstro sem face que fazia parte das histórias que as mulheres contavam às crianças – e assim ficou com este nome. Do português, o nome foi adaptado às outras línguas.
Os benefícios do coco
Os benefícios do coco passam pela hidratação, rejuvenescimento, saciedade e perda de peso.
Da casca à polpa, tudo pode ser aproveitado. A água de coco é rica em vitaminas e minerais como (magnésio e potássio) e possui ação diurética. A polpa é fonte de energia rápida e é onde se encontra um aporte maior de potássio (principal mineral perdido no suor) que participa da contração e relaxamento dos músculos.
O óleo de coco aumenta a saciedade, pois é rico em triglicerídeos de cadeia média e, ao reduzir o apetite, contribui para a perda de peso. Diminui o colesterol LDL, e aumenta o HDL, ajudando a proteger a saúde do coração. Tem também propriedades anti-bacterianas, anti-virais e anti-fúngicas.
A farinha de coco é rica em fibras e também pode ser saciante. Não contém glúten, podendo substituir parcialmente a farinha de trigo nas suas receitas.
Dra. Maria Silva,
Nutricionista BodyConcept