À venda desde 1959, a Barbie tornou-se um ícone de beleza para gerações de mulheres em todo o mundo e – goste-se ou não – ajudou a definir desde cedo o padrão de beleza que a sociedade espera delas. No entanto, as suas proporções corporais de extrema perfeição fizeram com que a Barbie se tornasse sinónimo de beleza corporal irrealista.
Barbie: um longo caminho para a beleza real
Desde a sua introdução que a Barbie sempre foi um modelo da beleza que era desejada para as mulheres, mesmo que isso significasse uma visão distorcida da realidade: um estudo realizado à anatomia da Barbie clássica chegou à conclusão de que com as suas proporções corporais ela não conseguiria segurar a cabeça com um pescoço tão longo e fino, seria incapaz de levantar pesos, teria apenas espaço para meio fígado e não teria massa corporal suficiente para menstruar.
Ao fim de 57 anos, a Barbie parece finalmente ter decidido aceitar as novas formas de beleza.
As mulheres não são todas iguais
As mulheres reais não são cópias umas das outras, nem nascem com corpos perfeitos, isentos da mais perfeita imperfeição. A verdade é que as mulheres podem ser altas ou baixas, magras ou com curvas mais acentuadas, podem ter um cabelo perfeito ou ter verdadeiras lutas matinais só para o conseguirem controlar. As mulheres reais são diferentes umas das outras, únicas e belas à sua própria maneira. Agora a Barbie também o é.
Diferentes modelos de beleza
As novas Barbies vêm em diferentes tamanhos e formatos, incluindo a Barbie alta, a curvilínea, ou a “pequena”. Também têm 24 novos tipos e estilos de cabelo, demarcando-se assim do tradicional cabelo loiro. O objetivo é criar Barbies que sejam um reflexo do mundo real no qual as crianças vivem e incentivá-las a aceitarem os diferentes tipos de beleza que existem no mundo.
De facto, a Mattel (empresa detentora da Barbie) está consciente do impacto que esta boneca pode ter na auto-imagem das crianças que brincam com ela, tratando a Barbie não apenas como uma boneca, mas como uma projecção daquilo que acham que devem ser. A Mattel considera por isso fundamental que as crianças aprendam a aceitar a diversidade e se sintam felizes tal como são.
As novas formas da beleza
Na BodyConcept sabemos que as mulheres não são Barbies, nem desejamos isso. A beleza é um conceito muito pessoal e é por isso que lhe oferecemos um acompanhamento personalizado e tratamentos que ajudam a resolver problemas específicos. O nosso objectivo é que consiga ter um corpo saudável e se sinta bem consigo mesma. No final do dia, nada nos deixa mais satisfeitas do que ver o sorriso na cara de uma cliente que está feliz com o seu corpo. É isso que nos motiva e é por isso que estamos aqui.
Se desejar saber sobre como podemos ajudá-la a sentir-se melhor com o seu corpo, marque já uma avaliação morfológica gratuita junto da sua clínica BodyConcept.